top of page
Buscar
  • Henrique Correia

Albuquerque com ministra na agenda deu "falta" ao Conselho de Estado


Reunião em Cascais teve a presença do presidente açoriano e abordou a temática "União Europeia: processo de alargamento e processo de reformas financeira e económica”.





O Conselho de Estado reuniu-se hoje, no Palácioda Cidadela, em Cascais, sob a presidência do Presidente da República. Com um ponto único na agenda: “União Europeia: processo de alargamento e processo de reformas financeira e económica”.

Ao contrário do presidente dos Açores José Manuel Bolieiro, que esteve presente na reunião, onde tem assento por inerência do cargo, o presidente do Governo Regional da Madeira deu "falta" por se encontrar na Região com uma agenda que incluiu iniciativas com a ministra da Justiça, que se encontra na Região em visita oficial.

A representação no Conselho de Estado foi uma reivindicação já antiga por parte das Autonomias, uma realidade que visava marcar uma presença das autonomias regionais junto dos órgãos do Estado e dos grupos de influência que pudessem, de algum modo, ter um olhar de lugar próprio das Regiões Autónomas no contexto da unidade nacional. Para algumas fontes, os presidentes dos Governos Regionais deveriam, a menos que existam razões de força maior, marcar presença nestas reuniões, atuando em conformidade com a luta pela representação da Madeira no âmbito das instituições de Estado.

No final da reunião, foi divulgada uma nota informativa dando conta que "o Conselho de Estado, começou a analisar o processo de alargamento e a sua inevitável conexão com o processo de reformas financeira e económica na União Europeia".

5 visualizações
bottom of page