top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Albuquerque trouxe mais passado do que futuro no discurso de posse



Albuquerque diz que tem o compromisso total com a Saúde. Com o novo hospital e com garantias para os profissionais.






Miguel Albuquerque e o décimo quarto Governo Regional tomaram posse esta tarde. Um momento aproveitado pelo presidente do Governo para garantir a estabilidade governativa e esperar que tanto o CDS como o PAN possam manter, tal como o PSD fará, uma governação estável.

Albuquerque fez um discurso praticamente sem politica. Não foi um discurso de "encher o olho" e não teve grande profundidade de mensagem, preferindo um elencar de dados e um balanço do passado que acabou por "abafar" o futuro, pese embora focasse ao de leve a evolução tecnológica, a subida de proveitos no turismo, a aposta no Centro Internacional de Negócios com negociações relativamente ao quinto regime. "É preciso ver que não estamos sós no mundo". Mais habitação, aposta na Saúde Mental, Educação, são igualmente prioridades.

A Lei da Revisão Constitucional é outra aposta importante apontada para Albuquerque diz que tem o compromisso total com a Saúde. Com o novo hospital e com garantias para os profissionais, na melhoria das condições e de formação, além da descentralização através dos centros de saúde.

O líder do Executivo trouxe números que comprovam um aumento de atos desenvolvidos pelo SESARAM, referindo que a taxa de médicos de família é de 90%, sendo que em medicamentos a Região gastou mais 71% em sete anos, em 2022 firam 47 milhões.

Os investimentos do PRR, área protegida que é das maiores do mundo, carreira atrativa para as ajudantes domiciliárias, energias alternativas, aproveitamento de água, aumento das áreas corta fogo, agentes culturais, comunidades, incluíram esta primeira parte da intervenção.

Agora veio o pouco de política: mais poderes legislativos da Assembleia Regional e a revisão da Lei de Finanças. Albuquerque reitera disponibilidade para dialogar mas também para cumprir o programa de governo.






16 visualizações

Comments


bottom of page