APRAM vai atualizar o regulamento de acesso ao Porto do Funchal
- Henrique Correia

- há 36 minutos
- 2 min de leitura
Entre janeiro e outubro deste ano, o número de passageiros subiu 7,75% em relação ao mesmo período de 2024.

O número de passageiros de navios de cruzeiro que passaram pelo Porto do
Funchal entre janeiro e outubro deste ano, subiu 7,75% em relação ao mesmo período de 2024.
No total, de acordo com dados divulgados pela Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, passaram pelo Porto do Funchal 477.232 mil passageiros: mais 34.328
do que no ano anterior. Este crescimento verificou-se também no número de escalas que subiu 3,57%, passando de 184 em 2024, para 207 este ano.
São números, explica a presidente dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, que
refletem o bom momento que a indústria atravessa, e que a Madeira fruto do trabalho de todos os envolvidos no setor, tem conseguido potenciar e capitalizar. “É o resultado do empenho e compromisso de todos. Dos nossos colaboradores, dos
agentes de navegação, agentes de viagem, empresas de animação turística, dos comerciantes. De todos os madeirenses, que tão bem sabem receber”, destaca Paula Cabaço, sublinhando o impacto económico que o turismo de cruzeiros tem na Região.
Um excelente exemplo dessa importância económica, é quantidade de viaturas ligadas ao turismo e ao transporte de passageiros que as escalas de navios de cruzeiro movimentam. No ano passado, o melhor ano de sempre para o setor na
Madeira, com um recorde de 728 604 passageiros e 271 974 tripulantes, passaram pelo Porto do Funchal perto de 20 mil viaturas (19.666). Quase metade (9.153) foram táxis em escala, sendo as restantes autocarros e carrinhas até nove lugares.
Na semana passada, num dos dias mais movimentados no Porto do Funchal, quando os navios Azura, Mein Schiff Relax e AIDAcosma trouxeram à Madeira cerca de 12.900 passageiros, estiveram ao serviço 143 viaturas de animação turística, entre autocarros e carrinhas, e 72 táxis.
Os números deste ano do movimento de viaturas deveram ser ultrapassados, o que obriga a administração portuária a um rigoroso planeamento e controlo dos acessos de viaturas ao Porto do Funchal, de forma a garantir a qualidade dos
serviços prestados em terra, dentro da área portuária.
A autoridade portuária pretende iniciar um processo de atualização do regulamento de acesso ao Porto do Funchal, considerando a atual dinâmica e os diferentes agentes económicos envolvidos.





Comentários