Buscar
  • Henrique Correia

Assembleia "fura" protocolo para colocar Miguel Gouveia e Rui Abreu na linha da frente


José Manuel Rodrigues deu relevo ao presidente da principal cidade da Região, neste Dia da Região, bem como ao diretor regional que representa as Comunidades Madeirenses. Este dia também é delas.




O presidente da Assembleia, dizem, não "dorme" em serviço. E tem dado mostras disso mesmo na forma hábil como comunica, dando azo à veia jornalística que tem e que é útil no cargo, mas também na forma como recebe e se relaciona com os poderes.

Hoje, na sessão solene do Dia da Região, teve alguns cuidados com os acertos que fez no protocolo, sendo que dentro da Assembleia é o único local onde José Manuel Rodrigues preside mesmo estando presente o Representante da República, o que não acontece em cerimónias no exterior. Mas o acerto não foi por aí, foi mesmo na linha da frente das cadeiras, vendo-se o vice presidente do Governo Pedro Calado - o presidente Albuquerque estava junto do Representante - a deputada europeia Cláudia Monteiro de Aguiar, Miguel Gouveia, o presidente da Câmara, e o diretor regional das Comunidades, Rui Abreu.

Efetivamente, destes, apenas dois estão "bem sentados" de acordo com o protocolo, mas percebe-se a intenção de José Manuel Rodrigues, de dar um lugar de destaque ao presidente da principal cidade da Região em Dia da Região, bem como o diretor das Comunidades, sendo o Dia da Região também das Comunidades Madeirenses, representando uma faixa importante de madeirenses pelo mundo.

Mas apesar disso, à luz do protocolo, os secretários regionais têm superintendência sobre Miguel Gouveia e sobre Rui Abreu, não tendo sobre a deputada europeia e sobre o vice-presidente.

A intenção do presidente da Assembleia não confere qualquer conflitualidade, apesar do "furo" no protocolo. Apenas um pormenor que se constata depois de algumas situações ocorridas recentemente durante as comemorações do 10 de junho, mas aí com Miguel Gouveia a assumir lugar de relevo, protocolarmente previsto, enquanto presidente da Câmara da cidade onde se realizou este acontecimento de âmbito nacional.

11 visualizações