Calado "segura" vistos gold para manter o investimento de luxo na cidade
- Henrique Correia
- 5 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Presidente da Câmara em declarações ao Expresso: "Os estrangeiros olham cada vez mais para a região e representam já 50 por cento da procura no Funchal: "Se em 2019 tínhamos pouco mais de 20 milhões de euros em transações, hoje temos um valor superior a 125 milhões".

O presidente da Câmara do Funchal enviou um "recado" à República sobre o programa recentemente anunciado de Mais Habitação, envolvendo o fim dos vistos gold e o arrendamento coercivo como assuntos polémicos. No Expresso, Pedro Calado diz que o Funchal não vai cumprir essas medidas e promete que os vistos gold, aqui, vão continuar a ter validade para gáudio do investimento de luxo.
Nesta entrevista ao Expresso Imobiliário, Calado assume o discurso oficial, do Governo PSD/CDS, alinhando pela defesa do grande investimento imobiliário. Prevalecem os números e o presidente da Câmara, que já andou entre o privado, no grupo AFA, e o público onde foi vice do Governo e agora presidente da Autarquia, avança com estes dados sobre o setor do imobiliário: "Em apenas 8 anos, passámos de um volume de vendas de 180 milhões de euros, para 841 milhões".
Calado tem argumentos e defende-os com "unhas e dentes" esta abertura da Região, do Funchal em particular, ao luxo que vem de fora e que já fez disparar os preços das casas num perímetro cada vez mais alargado no conceito de cidade: "Os estrangeiros olham cada vez mais para a região e representam já 50 por cento da procura no Funchal: "Se em 2019 tínhamos pouco mais de 20 milhões de euros em transações, hoje temos um valor superior a 125 milhões. É um crescimento de 105 milhões de euros em três anos".A juntar aos estrangeiros vindos do norte e centro da Europa, a guerra veio trazer também cada vez mais investidores vindos da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia, com grande capital a investir no Funchal".
Pedro Calado avança, ainda, que dentro de dois, três anos, "vamos ter mais 10 a 12 mil pessoas em novas casas na zona oeste do Funchal", sendo que na Praia Formosa, uma zona que foi requalificada, está em curso um investimento do grupo Pestana.
Comments