Buscar
  • Henrique Correia

Campanha contra a gripe aparece mais cedo na Madeira


Foram adquiridas 68 mil doses para administrar aos grupos considerados prioritários.




A Direção Regional da Saúde anunciou a antecipação da primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe na Região para o dia 27 de setembro, ontem, à semelhança do que aconteceu a nível nacional, devido à situação de pandemia. Foram adquiridas 68 mil doses para administrar aos grupos considerados prioritários.

A DRS informa que "tal como já é prática, a campanha de vacinação contra a gripe da época 2021/2022 está organizada em duas fases, a primeira é destinada aos profissionais que trabalham em contextos de maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade, nomeadamente os profissionais de saúde, da proteção civil, da área social, aos utentes da Rede Regional de Cuidados Integrados da RAM e, também, às grávidas".

Na segunda fase da campanha, com data a anunciar, serão incluídos outros grupos alvo da campanha na comunidade, destacando-se as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (no passado eram consideradas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos), bem como os grupos considerados prioritários, nomeadamente pessoas portadoras de crónicas e/ou outras pessoas que pertençam aos grupos de risco.

As vacinas contra a gripe são gratuitas e estarão disponíveis para a população no centro de saúde da sua área de residência e nos Centros de Vacinação COVID-19. Os horários serão divulgados à população localmente, pelos centros de saúde respetivos.

A mesma informação dá conta que "aquando do início da 2ª fase da campanha, as pessoas com 60 ou mais anos, devem apresentar-se no centro de saúde da sua área de residência para que lhe seja administrada a vacina e, no caso dos doentes crónicos e/ou considerados de risco, devem apresentar uma declaração médica que refira a inclusão nos grupos de risco para vacinação gratuita".

Circular normativa:

https://www.madeira.gov.pt//Portals/2/Documentos/circular_normativa_1332_2021_campanha_vacinacao_gripe.pdf


3 visualizações