Buscar
  • Henrique Correia

Como os portugueses podem obter os certificados digitais da Covid-19


Documento de vacinação entra em funcionamento a 1 julho e só a vacinação completa dá livre trânsito dentro e fora do País. Podem ser solicitados o certificados de testagem e de recuperação.



Quem estiver vacinado, testado ou recuperado da Covid-19, pode pedir o respetivo certificado digital que estará a funcionar a 1 de julho, através de sns24.gov.pt

O processo é simples e relativamente à vacinação permite certificado de primeira dose e de vacinação completa, sendo que apenas este dá direito a circulação no caso das restrições em vigor neste momento em Lisboa, mas também para saídas fora do País. Todos os outros certificados têm limitações e têm, naturalnente, prazo de validade.

O certificado de testagem de testes rápidos de antigénio (TRAg) estará disponível a partir de 1 de julho de 2021 (data da produção integral de efeitos dos Regulamentos (UE) 2021/953 e 2021/954, ambos de 14 de junho), como refere a informação oficial.

A emissão dos certificados de recuperação da COVID-19 é efetuada de acordo com a orientação 007/2021 de 15 junho de 2021 da DGS. O certificado de recuperação tem validade de 180 dias a partir da data do teste positivo à COVID-19.




15 visualizações