Henrique Correia
Cortejo da Flor regressa este domingo com 12 grupos e 1200 pessoas no desfile
Partida da Praça da Autonomia na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul) até à Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida Francisco Sá Carneiro, Rotunda Harvey Foster.

Eduardo Jesus esteve ontem a visitar o Muro da Esperança.
Este é o fim de semana da Festa da Flor. Com o ponto alto a estar agendado para esta tarde com o regresso do cortejo, um momento de grande expetativa e cuja procura fez com que fossem montadas diversas estruturas com bancadas para que locais e turistas, além das entidades, possam acompanhar o desfile que promete cor, movimento e criatividade. No cortejo participam 12 grupos, envolvendo um total de 1.200 pessoas.
A secretaria do Turismo lembra que "no âmbito de todas as iniciativas do programa da Festa da Flor, o uso de máscaras comunitárias de proteção à doença COVID-19, é obrigatório.
Para o cortejo da Flor (3 de outubro) e atuações de Grupos da Flor (9,10,16 e 17 outubro), todas as pessoas que assistam nas bancadas devem ser portadoras
de um teste rápido de antigénio, com resultado negativo, realizado até às últimas 48 horas.
As entidades que vendem os bilhetes facultarão toda a informação necessária.
Estas medidas não dispensam o cumprimento das regras de distanciamento social.
Nesta tarde de domingo, a baixa do Funchal é invadida por grande animação e beleza; pelas principais avenidas da cidade desfilam várias centenas de figurantes, na sua maioria crianças, cujos trajes e carros alegóricos têm a flor como tema principal, numa autêntica celebração às inúmeras espécies florais da Região.
Para obter bilhetes ao Cortejo a partir de uma bancada, refere o programa que é preciso contatar:
Associação de Animação Geringonça
bancadasgeringonca@gmail.com
Retoiça – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa madeiratribune@gmail.com
Associação de Batucada da Madeira
ITINERÁRIO
Partida da Praça da Autonomia na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul) até à Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida Francisco Sá Carneiro, Rotunda Harvey Foster.
Ordem e tema dos grupos participantes no Cortejo Alegórico:
- “Flores de Esperança” - João Egídio Rodrigues
- “Madeira, Alegria das Cores” – Escola de Samba Caneca Furada
- “De Sol e de Lua” - Isabel Borges
- “Flourish - Florescer” – Associação de Animação Geringonça
- “O Mundo da Imaginação” – Associação Musical, Cultural, Recreativa e Coro Câmara de Lobos - Turma do Funil
- “A Madeira é uma Tela” – Associação Cultural Império da Ilha
- “Wonderland” - Sorrisos de Fantasia
- “Bella Ciao” – Associação Animad
- “Jardim Secreto: o desabrochar da Esperança” – Associação Tramas e Enredos
- “La vie en rose” – Associação FT - Fitness Team
- “Maravilhosas flores do meu jardim” – Associação Batucada da Madeira - ABM
- “Semeando Sonhos” - Poeira D’Enigmas – Associação Recreativa, Cultural e Escola de
Samba.
Exposição de Carros Alegóricos
Funchal
19h00
Subordinados ao tema da Flor, os grupos que fazem parte da celebração da Festa da Flor expõem, no estacionamento da APRAM, perto do Cais 8, veículos por si decorados, em tons alegres e coloridos, alusivos à flor. (até segunda às 18h).
Muro da Esperança
Durante a manhã de ontem, o secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, acompanhado pela diretora Regional do Turismo, Dorita Mendonça, esteve presente na Praça do Município, onde decorre a celebração do Muro da Esperança, um dos momentos simbólicos da Festa da Flor que ontem começou e que se porlonga até o próximo dia 24.
Posteriormente, o governante teve ocasião de visitar as decorações alusivas ao evento, e ainda percorrer todo o espaço montado na placa central da Avenida Arriaga, onde, além das muitas pessoas presentes, estão 10 casinhas que compõem o Mercado das Flores e dos Produtos Regionais, a Exposição da Flor, o Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional, o Pavilhão dos Concertos, e os famos tapetes florais, revela uma nota publicada pelo gabinete de comunicação da secretaria.