Buscar
  • Henrique Correia

DGS divulga dados da Covid-19 na Madeira mas DRS diz que tem os dados corretos


"Os dados reportados pela DGS, no dia de hoje, revelaram de forma errada 140 novos casos de COVID-19 na região, para um total de 6614 e 61 óbitos por COVID-19 na Região"




O problema não é novo. A Direção-Geral de Saúde sempre divilgou dados da Covid-19 na Madeira que não corresponderam aos dados divulgados pela Região. Nem a DGS nem a Região acertarsm o passo, nem antes nem agora.

Hoje, essa diferença foi grande e a Direção Regional de Saúde decidiu tomar posição, considerando que o que conta mesmo são os dados da Região.

"Os dados reportados pela DGS, no dia de hoje, revelaram de forma errada 140 novos casos de COVID-19 na região, para um total de 6614 e 61 óbitos por COVID-19 na Região Autónoma da Madeira", diz uma nota da Saúde.

A mesma informação refere que "a Direção Regional da Saúde (DRS) informa que os dados reportados no dia de hoje, 02 de março, no relatório da situação epidemiológica em Portugal, referentes à região não estão de acordo com a contagem diária feita na Região Autónoma da Madeira.

Os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde, de forma clara, segura e transparente.

Os casos divulgados pela DRS são referentes aos cidadãos residentes, com residência fiscal, na Madeira e turistas com diagnóstico de COVID-19 identificados na região.

O relatório epidemiológico da COVID-19, divulgado no final do dia de ontem pela DRS, reportou 38 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, pelo que passamos a contabilizar 7276 casos confirmados de COVID-19 e mantivemos o número de 64 óbitos associados à COVID-19".





10 visualizações