Henrique Correia
Escola extinta passa pessoal para outra na Ribeira Brava
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade acaba com efeitos a 1 de setembro. Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares receve tudo.

O Governo Regional decidiu a extinção da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, na Ribeira Brava, avançando que as suas atribuições serão assumidas pelos órgãos de administração e gestão da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.
Os trabalhadores não docentes do mapa de pessoal da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade transitam, sem mais formalidades, para o mapa de pessoal da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.
Os docentes do quadro de pessoal docente da Escola extinta transitam, sem mais formalidades, para o quadro de pessoal docente da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.
O Governo informa que se mantém em funcionamento o edifício do estabelecimento de ensino objeto de extinção. O diploma produz efeitos a partir de 1 de setembro de 2022.
O documento lembra que "a reestruturação da rede escolar assenta em fatores que contribuem para uma melhoria das práticas pedagógicas e uma
gestão de recursos humanos mais equilibrada, tanto ao nível do pessoal docente como não docente, bem como ao nível das suas infraestruturas, adequando-os à realidade resultante da constatada e paulatina diminuição demográfica".
Esta decisão vai ao encontro de outras da mesma natureza, no âmbito do processo evolutivo de adequação permanente da rede regional de estabelecimentos de educação e ensino.
Procedeu-se à audição dos representantes das escolas e dos municípios, bem como à consulta das associações sindicais representativas dos docentes.