Buscar
  • Henrique Correia

"Feiticeiro do Norte" leva 40 mil do Funchal e 20 mil do Governo


Miguel Gouveia: "Na Câmara do Funchal, interpretamos a cultura como um bem de primeira necessidade e um fator de desenvolvimento local"



No mesmo dia em que a secretaria regional do Turismo anuncia, no JM, um apoio de 20 mil euros para o grupo de teatro "Feiticeiro do Norte", a Câmara do Funchal emitiu uma nota dando conta, não de 20 mil, mas de 40 mil à mesma organização e para os mesmos objetivos de funcionamento e valorização da cultura, uma de âmbito local, outra de âmbito regional.

Refere a Autarquia que "através do seu programa de apoios financeiros ao associativismo cultural e a atividades cultural de interesse municipal, atribuiu ao Grupo de Teatro Feiticeiro do Norte um apoio para o ano de 2021 no valor de 40 mil euros". O que, fazendo bem as contas, dá 60 mil euros de apoios oficiais para apoiar a atividade daquela estrutura cultural.

Miguel Silva Gouveia realçou que “a política cultural da Autarquia tem sido pautada pela valorização dos artistas regionais e do seu trabalho. Na Câmara do Funchal, interpretamos a cultura como um bem de primeira necessidade e um fator de desenvolvimento local. Como tal, sentimos que é nossa responsabilidade apoiar e promover os agentes culturais, nomeadamente aqueles que dependem destes apoios para poderem subsistir a nível profissional.”

“Em 2016 celebramos um acordo de comodato para que o Feiticeiro do Norte viesse a instalar a sua sede no Balcão de Cristal, um espaço intimista no coração da Zona Velha do Funchal, que tem vindo a contribuir para a dinâmica cultural e para a dinâmica da cidade. Esta foi mais uma forma de reconhecer a qualidade artística e a relevância do projeto Feiticeiro do Norte, que se tem evidenciado pela originalidade, inovação e excelência”, lembrou o autarca.


9 visualizações