A 6 de julho de 2008, foi ordenado sacerdote, incardinando-se na Diocese de Setúbal.

A Diocese do Funchal publicoi hoje uma nota onde manifesta o seu agrado com a nomeação de D. Rui Gouveia, madeirense, filho de pais de São Jorge, para bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa. "Queremos desejar-lhe as maiores felicidades na missão. Deus e a Virgem Santa Maria o abençoe e fortaleça ao abraçar este novo desafio que a Igreja lhe pede".
"Rui Augusto Jardim Gouveia nasceu a 17 de abril de 1975 em Joanesburgo, África do Sul, filho de uma família originária de São Jorge, Município de Santana, na Ilha da Madeira. Começou os seus estudos na St. Thomas Aquinas School, em Witbank, até 1983. Quando os seus pais regressaram à Ilha da Madeira, frequentou a Escola Primária de São Jorge e a Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana, até 1991. Concluiu os estudos secundários na Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal. Em 2001, obteve a licenciatura em Química Tecnológica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Entrou no Seminário Maior de São Paulo, em Almada (Diocese de Setúbal) e frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde se licenciou.
A 6 de julho de 2008, foi ordenado sacerdote, incardinando-se na Diocese de Setúbal.
Atualmente era Vigário Geral da Diocese de Setúbal, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, Membro do Conselho Presbiteral e Assistente Espiritual do Departamento da Pastoral Familiar" (cf. site da Diocese de Setúbal).
Comments