Buscar
  • Henrique Correia

Governo anuncia apoio aos pescadores do peixe-espada de um euro e meio por quilo


"O programa está a ser ultimado, funciona em moldes diferentes do apoio disponibilizado em 2020



O Governo Regional, através da secretaria regional de Mar e Pescas, vai conceder um novo apoio aos pescadores do peixe-espada de 1,5 euros/quilo.

Esta revelação foi feita, hoje, pelo secretário regional Teófilo Cunha, adiantando que "o programa está a ser ultimado, funciona em moldes diferentes do apoio disponibilizado em 2020, tem em consideração a média de capturas feitas por cada embarcação nos últimos quatro anos e fica de fora quem apresente descargas em lota na ordem dos 70%".

O governante visitou a empresa de transformação e comercialização de pescado fresco e congelado, Ilha Peixe, uma empresa regional que fatura cerca de 20 milhões de euros por ano, garante emprego a 103 pessoas e tem mantido todos os postos de trabalho apesar da pandemia.

A Ilha Peixe está a comemorar 25 anos de atividade comercial. Foi fundada por João Ornelas e o seu dinamismo está expresso nos números que apresenta. Mais de 3 milhões de euros de compras em produtos como a espada, o atum, patudo e voador, gaiado e lapas. Em termos do volume de vendas totais, e por zonas, são 11 milhões de euros na Região, 4 milhões na Europa (Espanha, Bélgica, França, Reino Unido, Luxemburgo e Suíça) e 3 762 milhões de euros Portugal continental.







3 visualizações