Buscar
  • Henrique Correia

Governo compra o Fortim do Faial por 255.600 mil euros


Governo dá "luz verde" ao negócio e a seguir às obras dá-se abertura ao público e tutela para o Turismo e Cultura.



O Governo Regional vai comprar, com dispensa de consulta pública, Fortim do Faial por 255.600,00 euros. O Fortim está localizado no sítio do Tojal.

Para justificar a concretização do negócio, o Governo teve em consideração que o imóvel denominado “Fortim do

Faial” encontra-se edificado em propriedade particular, sendo que o Conselho de Governo atribuiu ao imóvel a

classificação de “Património de Valor Local” (Interesse Municipal). Em 1996, mediante autorização dos proprietários, o imóvel em referência foi objeto de obras de conservação e restauro, passando a

constituir um espaço cultural, com sala de exposição permanente, resultante de uma parceria entre a antiga secretaria Regional do Turismo e Cultura e a Câmara Municipal de Santana.

O Executivo faz a compra num momento em que o imóvel, como refere a resolução, "apresenta sinais evidentes de degradação e falta de conservação", o que constitui motivo de atenção atendendo a que o “Fortim do Faial” "traduz-se numa

referência no roteiro histórico e cultural da freguesia do Faial, procurado por naturais da freguesia, madeirenses e turistas".

Estando à venda, a respetiva aquisição

"encontra plena inscrição na política de salvaguarda do património cultural, seja na

vertente de património arquitetónico seja na vertente de património imaterial".

Recentemente, os secretários das Finanças e do Turismo e Cultura estiveram no local anunciando a intenção de compra para reabilitação do espaço e respetiva reabertura ao público.

O Fortim será alvo de um investimento de reabilitação e recuperação e passará para a tutela da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.


11 visualizações