Buscar
  • Henrique Correia

Governo prepara resposta para o aumento de casos Covid-19


Elaboração do documento sob liderança da coordenadora do GCPPCIRA, médica intensivista Margarida Câmara.



A campanha contra a gripe na Região foi adaptada ao atual contexto epidemiológico e será realizada de forma precoce e faseada. Para este ano, a RAM encomendou 68 mil vacinas, mais 21% comparativamente ao ano anterior, para o controlo desta situação em plena continuidade da pandemia COVID-19.

Esta realidade foi transmitida pelo secretário regional da Saúde na apresentação do Plano da Saúde para o Outono/Inverno 2020/2021, o qual abarca três eixos de atuação, a saber: “Resposta ao Risco Sazonal, incluindo a COVID-19”, “Manutenção da Resposta Não COVID-19” e “Literacia e Comunicação”, como refere um texto publicado pelo Governo nas suas plataformas digitais.

"A estratégia definida no Plano de Saúde para Outono-Inverno 2021-2022 visa fazer face ao possível aumento da incidência da COVID-19, da gripe sazonal e de outras infeções respiratórias e manter uma prestação cuidados seguros a utentes “Não COVID”, preservando vidas humanas e protegendo os mais vulneráveis", refere a mesnlna informação.

O documento prevê a articulação e colaboração do SESARAM na estratégia intersetorial e de proximidade com as diferentes entidades: Serviço Regional de Saúde e Proteção Civil; Direção Regional de Saúde; Instituto de Segurança Social da Madeira, entre outras entidades, na resposta à COVID-19 e outras infeções respiratórias.


12 visualizações