top of page

IPMA alerta para vento e risco de incêndios rurais na Madeira

Foto do escritor: Henrique Correia
Henrique Correia
há 1 hora
1 min de leitura


Agravamento gradual das condições meteorológicas nos próximos dias, pelo menos até terça-feira, dia 15 de setembro.




O Serviço Regional de Proteção Civil fez hoje um alerta com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê um agravamento gradual das condições meteorológicas nos próximos dias, pelo menos até terça-feira, dia 15 de setembro, que poderão contribuir para um aumento do risco de propagação de incêndios rurais na Região, em particular nas zonas altas e nos extremos da ilha da Madeira.

Vento: Predominando de norte/nordeste, sendo por vezes forte nos extremos leste e oeste e nas terras altas da ilha da Madeira, com rajadas que poderão atingir os 60 km/h. A partir do final da tarde de domingo, dia 13 de setembro, diminuição temporária da intensidade do vento, que volta a aumentar de intensidade e com rajadas até 50 km/h nas terras altas na segunda, dia 14 de setembro, podendo favorecer a propagação de eventuais incêndios rurais.

Humidade relativa do ar: Prevê-se uma diminuição da humidade relativa, com fraca recuperação durante a noite nas terras altas, contribuindo para uma maior secura da vegetação e para condições mais favoráveis à ignição e rápida propagação de incêndios rurais.

Estas condições meteorológicas deverão refletir-se num aumento do Índice de Perigo de Incêndio Rural (FWI), sobretudo nas zonas altas e no extremo leste da ilha da Madeira.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
white.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page