"Seria, por isso, uma localização, que julgo ótima, para daqui se exercer, de forma célere e eficaz, o controlo e vigilância sobre a nossa zona económica exclusiva e a plataforma continental que nos pertence".

O Representante da República para a Madeira foi ao Porto Santo para estar presente no 15º aniversário do Aeródromo de Manobra 3 e onde relevou o papel da Força Aérea, o mais nobo ramo das Forças Armadas, em benefício da ilha, realçando que "foi graças à Força Aérea que o Porto Santo se constituiu como um ponto estratégico da Defesa Nacional e este magnífico aeroporto, onde agora nos encontramos, se tornou a infraestrutura mais importante no desenvolvimento da ilha".
Ireneu Barreto, perante o vice-chefe de Estado-Maior, formulou um desejo, há muito pensado, para que "este mesmo aeródromo venha a ter a sua base uma futura esquadrilha de “drones” com que o Estado Português venha a decidir dotar as nossas Forças Armadas".
"Como já vi apelidar a um perito em geoestratégia, o Porto Santo é nosso Porta-aviões plantado no meio do Atlântico, ocupando uma centralidade determinante nas atuais circunstâncias sombrias, que nos exigem um cuidado acrescido com a Defesa Nacional.
Seria, por isso, uma localização, que julgo ótima, para daqui se exercer, de forma célere e eficaz, o controlo e vigilância sobre a nossa zona económica exclusiva e a plataforma continental que nos pertence.
Mas seria também uma forma de se trazer mais desenvolvimento e investimento ao Porto Santo, contribuindo para esbater a sua sazonalidade", referiu o Representante.
Ireneu Barreto disse, ainda, estar seguro de que "as Forças Armadas, pelos valores morais e patrióticos que as enformam, continuarão a constituir, nos tempos atuais, um exemplo para todos nós, no superar das dificuldades que a diferentes níveis se perspetivam no horizonte.
E, muito concretamente, nesta ilha do Porto Santo, primeiro e decisivo passo na gesta da Expansão Marítima e na afirmação de Portugal como Nação universal.
Aqui, onde as Forças Armadas, e a Força Aérea em particular, gozam de um imenso prestígio entre a comunidade, que reconhece o muito que os militares fazem para tornar o isolamento menos duro e a vida quotidiana mais segura".
コメント