top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Já estamos no mês da "Festa" e há muitas tradições para viver


Confira todo o programa de Natal e Fim de Ano.





O Luna Park, no Cais 8, abriu ontem, 30 de novembro.


É dia 1 de dezembro e assim começa o mês da "Festa" vivido com grande intensidade na Região. É hoje que ocorre a inauguração das iluminações decorativas nas ruas da baixa do Funchal, iniciando-se assim o programa das Festas de Natal e de Fim de Ano da Madeira.

"Estas festas culminam com o famoso espetáculo de fogo-de-artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo do mundo. Estas comemorações integram um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas que abrange todo o mês de dezembro e que termina no dia 9 de janeiro", sublinha uma nota do Turismo publicada nas plataformas digitais.


Confira o programa entre 1 de dezembro 2022 a 8 de janeiro 2023.


 Outras iniciativas que compõem o cartaz: Espetáculos de Luz e Som 


Em diversas artérias da cidade, o deslumbre de espetáculos de cor e luz, com a temática natalícia, tomam conta de diversas ruas, alternando entre túneis e bailados, que trazem mais alegria e emoção a esta época.


Atuações diversas - Placa Central da Avenida Arriaga

Desde o dia 1 de dezembro de 2022 até ao dia 8 de janeiro de 2023, a baixa do Funchal enche-se de luz, cor e melodia. Durante este período, na Placa Central da Avenida Arriaga há atuações diárias de vários grupos que animam este espaço com bandas filarmónicas, grupos de folclore e concertos. 


Mercadinho de Natal – Placa Central Avenida Arriaga 

Composto por várias casinhas com decoração natalícia, no Mercadinho de Natal pode encontrar os mais diversos produtos regionais como a gastronomia regional caraterística da época natalícia, as plantas, as frutas, o vinho Madeira e o mel de cana e seus derivados.  


Aldeia Etnográfica - Largo da Restauração

Instalada no Largo da Restauração, a Aldeia Etnográfica representa ao vivo várias tradições, artesanato, gastronomia, folclore e dois presépios tradicionais, promovendo a cultura madeirense.O presépio tradicional madeirense, localizado no exterior, reproduzirá a nossa paisagem humanizada e natural, com a sua vegetação, socalcos, vales, "corgos", casinhas e palheiros, e o presépio de escadinha com os elementos característicos (menino, arquinho fruta, searas, brindeiro, entre outros). 


Presépio de Natal 

Doze figuras em fibra, estão integradas numa cenografia com cariz tradicional. Os objetos decorativos, os tecidos e as flores, são predominantemente em branco e dourado. O presépio agrega muitas árvores e uma grande panóplia de flores e plantas de produção regional que servirão de cenário e onde consta uma casinha com quatro águas, feita em madeira e esteiras, local onde é representado o nascimento do Menino Jesus.  


Presépios à volta da ilha

O presépio é uma criação espontânea que representa o nascimento de Jesus Cristo, e que se tornou um ícone no Natal madeirense. Se há quem mantenha a tradição outros modernizam. Utilizam-se, geralmente, os recursos naturais, ou outros que têm à sua disposição e armam-se as tradicionais "lapinhas", umas de "escadinha" outras de "rochinha", todas diferentes porque resultam da criatividade de cada indivíduo, influenciados pelo meio onde vivem.Um pouco por toda a ilha existem presépios que são verdadeiras obras de arte abertas ao público para serem visitados.


CIRCO MUNDIAL MARIANI


Apresenta um espetáculo tradicional de nova geração de artistas que combina o estilo musical com números aéreos, acrobáticos e comediantes.

3 visualizações
bottom of page