Lisboa em contingência e com frio já tem as luzes e as enchentes de Natal normal

Portugal registou hoje mais 22 mortos por covid-19 e mais 5.649 novos casos. São os números mais elevados desde 10 de março e 6 de fevereiro.




Lisboa está já em pleno nas comemorações de Natal, com enchentes nas ruas e nos estabelecimentos comerciais. Ninguém diria que o País, o território continental mais propriamente, está, desde 1 de dezembro, em situação de calamidade e com medidas que apontam para uma semana de uma espécie de confinamento em janeiro.
Estas imagens captadas neste início da noite de sabado, da autoria de Inês Pestana, ajudam a perceber um pouco da beleza de Lisboa natalícia, mas também podemos observar a enchente que vai pela capital, nos restaurantes, nos bares, nas lojas ou simplesmente contemplando Lisboa de Natal e com um frio já considerável, próprio da época. Curiosamente, hoje, Portugal registou hoje mais 22 mortos por covid-19 e mais 5.649 novos casos. São os números mais elevados desde 10 de março e 6 de fevereiro.
Só para recordar, lembremos o que o conselho de ministros aprovou recentemente:
Estabelece-se a obrigatoriedade de apresentação de Certificado Digital COVID da UE no acesso a:
estabelecimentos turísticos e de alojamento local;
estabelecimentos de restauração e similares (não aplicável relativamente à permanência em esplanadas abertas);
eventos com lugares marcados;
ginásios.
- Determina-se a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo (mesmo para vacinados) no acesso a:
Visitas a estruturas residenciais (para idosos, unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e outras estruturas e respostas residenciais dedicadas a crianças, jovens e pessoas com deficiência);
Visitas a utentes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde;
Eventos de grande dimensão sem lugares marcados ou recintos improvisados e recintos desportivos;
Bares e discotecas.



Comentários