Buscar
  • Henrique Correia

Madeira fez 1639 cirurgias em ano (2020) de pandemia



“No ano de 2020 ano de 2020 "contabilizamos o maior número de intervenções cirúrgicas no âmbito deste programa, totalizando cerca de 3 milhões de euros".





“Mesmo em ano de pandemia, em 2020 realizamos 1.639 cirurgias” e este ano, 2021, o Programa de Recuperação de Cirurgias (PRC) acumula já perto de 1.000 intervenções. Estes números foram avançados pelo secretário regional da Saúde, hoje, no debate da Região que decorreu na Assembleia Regional.

"Desde a implementação do PRC no SESARAM, no ano de 2016, o governo regional já investiu cerca de 10 milhões de euros, com destaque para o ano de 2020, em que contabilizamos o maior número de intervenções cirúrgicas no âmbito deste programa, totalizando cerca de 3 milhões de euros".

No âmbito da politica de valorização dos recursos humanos, o Governo Regional através da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, tem concretizado diferentes medidas.


Desde 2019, o Serviço de Saúde da RAM regularizou e melhorou as condições das carreira de vários grupos de profissionais afeto à área da Saúde, nomeadamente:


- Regularização da carreira dos Técnicos Superiores de Saúde;


- Harmonização salarial para os colaboradores (regime privado e público) afetos à área da informática;


- Descongelamento dos profissionais afetos à carreira dos Técnicos Superiores das áreas de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT);


- Implementação da carreira farmacêutica no SESARAM;


- Regularização de algumas situações pendentes no âmbito do descongelamento da carreira de enfermagem;


- Implementação do subsidio de fixação aos médicos do SESARAM;


- Criação da carreira do Médico Dentista;


- Criação de suplemento remuneratório para os Assistentes Operacionais, pelas funções altamente diferenciadas;


- Criação de subsidio de lavagem atribuído aos assistentes operacionais com funções de motorista e/ou condutor de ambulância;


8 visualizações