top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Marcelo chumba petições com o mínimo de 10 mil assinaturas a bem da democracia

Queriam passar as petições de 4 mil para 10 mil como mínimo de assinaturas mas Marcelo chumba



O Presidente da República mandou para trás o diploma que pretendia passar as petições que podem ir a votação, na Assembleia da República, de 4 para 10 mil assinaturas comp mínimo. No fundo, era para dificultar a recolha de assinaturas petições. Marcelo diz que não é democrática esta alteração: Lembra o Chefe de Estado que "o regime legal em vigor conferia aos cidadãos o direito a verem petições com mais de quatro mil signatários ser debatidas em plenário da Assembleia da República, desde que preenchidos os requisitos da Constituição e da lei.

A alteração agora proposta para a alínea a) do número 1 do Artigo 24º. eleva o número de signatários exigidos para mais de dez mil cidadãos.

As petições que tenham entre quatro mil e dez mil cidadãos subscritores passam a ser debatidas em Comissão Parlamentar, sem votação – que existirá apenas para o relatório sobre elas incidente – e só subirão a plenário sob a forma de iniciativa dos deputados.

As razões invocáveis para esta alteração prendem-se com a racionalização do trabalho parlamentar, a maior facilidade da obtenção de assinaturas nesta era digital e o excesso de petições que pode afetar a lógica do sistema de governo instituído.

Com o devido respeito, afigura-se-me, apesar de todas essas razões, que o passo dado representa um sinal negativo para a Democracia portuguesa". Num tempo já complexo para a reforma e a atualização dos partidos políticos e de aparecimento de fenómenos inorgânicos sociais e políticos de tropismo anti sistémico, tudo o que seja revelar desconforto perante a participação dos cidadãos não ajuda, ou melhor, desajuda a fortalecer a Democracia".

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page