Marcelo evoca memória do madeirense Nuno Santa Clara Gomes
- Henrique Correia

- há 23 minutos
- 1 min de leitura
Presidente da República releva a dedicação tanto à Instituição Militar – onde se destaca a sua participação ativa no 25 de Abril – como à vida cívica.

O presidente da República evoca a memória do madeirense Coronel de Infantaria José Nuno da Câmara Santa Clara Gomes, que faleceu ontem em Lisboa, enaltecendo a sua exemplar dedicação tanto à Instituição Militar – onde se destaca a sua participação ativa no 25 de Abril – como à vida cívica, na qual sobressai a forma como se dedicou aos Deficientes das Forças Armadas, tendo exercido as funções de Presidente e Vice-Presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).
O Presidente da República expressa aos seus familiares e amigos a sua solidariedade neste momento de pesar.
Nuno Santa Clara Gomes foi condecorado por duas vezes. Recebeu o Grau de Cavaleiro da Ordem de Avis, em 97, por Jorge Sampaio e em 2023 o Grau de Grande Oficial da Ordem da Liberdade por Marcelo Rebelo Sousa.
José Nuno da Câmara Santa Clara Gomes nasceu no Funchal em 15 de Agosto de 1945. Residia há largos anos em Palhais, no Barreiro, de onde a sua mulher é natural.
Estudou no Liceu Jaime Moniz, no Funchal, tendo-se formado na Academia Militar, em 1966. Cumpriu serviço militar em Moçambique. Ferido em combate em 1967, recuperou na zona de operações, tendo regressado a Lisboa em 1968.




Comentários