top of page

Novo Hospital: A obra nuclear para a Saúde na Madeira

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 23 de set.
  • 2 min de leitura


A saúde dos madeirenses fica a ganhar se, na realidade, as palavras representarem uma correspondência com os atos, ou seja se o utente for mesmo a prioridade.




ree

ree

ree

ree

O Hospital Central e Universitário da Madeira (HCUM) é a obra nuclear da Saúde na Região implantada numa área bruta de 172.100 m², com 11 pisos, 6 pisos principais e 5 pisos emergentes), como refere uma nota da Tecnovia abordando a sua participação nos trabalhos deste projeto. A saúde dos madeirenses fica a ganhar se, na realidade, as palavras representarem uma correspondência com os atos, ou seja se o utente for mesmo a prioridade. Sabendo-se, tantas vezes, que o discurso choca com as atitudes e, sobretudo em saúde, traz graves consequências. O que os madeirenses esperam é que o novo Hospital traga soluções e não acrescente problemas.

Vamos à obra: o projeto prevê gabinetes de consulta de última geração, salas de exames e tratamento especializadas, unidades de enfermagem modernas, laboratório de próteses e até sala de terapia da fala, proporcionando um atendimento verdadeiramente completo, especializado e próximo das pessoas.

"A Tecnovia Madeira orgulha-se de contribuir para o reforço da qualidade dos serviços de saúde, marcando um passo histórico para o futuro".

Recorde-se que no dia 9 de janeiro de 2023, uma segunda-feira, realizou-se a cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção do novo Hospital, um momento que assinalou o início da segunda fase da obra, "relativa à construção da estrutura em betão armado do edifício, colocação das alvenarias, e, arranjos exteriores nomeadamente execução dos acessos e das infraestruturas enterradas".

O site da empresa faz alusão ao lançamento da primeira pedra do HCUM, altura em foi colocada no interior da primeira sapata, betonada durante a cerimónia, uma garrafa de Vinho Madeira de 2006, ano em que foi lançado o concurso do “Projeto para a Construção do Hospital Central da Madeira”. Um ato simbólico que contou com a participação dos secretários Regionais do Equipamentos e Infraestruturas – Pedro Fino, e da Saúde e Proteção Civil- Pedro Ramos, à época, em representação do Presidente do Governo Regional da Madeira.

A Tecnovia Madeira foi representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Eng.º João Guilherme Canas da Costa, pelos Administradores Eng.º Luís Damião e Eng.º Marco Nóbrega, além de vários elementos da Direção de Produção da empresa e Equipa afeta à obra.

A construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira – HCUM, foi adjudicada, a 8 de setembro de 2022, ao Consórcio TECNOVIA MADEIRA S.A./ AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A./ SOCICORREIA – Engenharia, S.A./ RIM-Engenharia e Construções, S.A., pelo valor de cerca de 75 milhões de euros e um prazo de execução de 720 dias.

Os trabalhos arrancaram no terreno no passado dia 19 de dezembro, com a colocação de betão de limpeza em fundações e trabalhos de montagem de uma central de betão da Tecnovia, que irá produzir o betão pronto para a obra.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page