top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

O depoimento arrepiante da amiga da Mariana faz-nos parar no tempo


A jovem tornou visível a amizade do tamanho das grandes amizades numa bonita e sentida homenagem à universitária madeirense que perdeu a vida no brutal acidente no Estreito de Câmara de Lobos.




Deve ser uma dor infindável perder um filho ou uma filha, nem consigo imaginar o quanto, mas deve ser infinita. Como deve ser infinito dar com o caminho de volta sem ter de volta o que faz sentido ao caminho. Dizem que o tempo cura tudo, mas tenho para mim que é dor para a vida que os pais têm que viver... sem vida.

Há poucos dias, fomos "atropelados" pela morte de uma jovem, estudante universitária, em Bragança, com 20 anos, na sequência de um brutal acidente com uma carrinha em Câmara de Lobos. Iam oito numa carrinha de nove, ao que se sabe, a Mariana perdeu a vida. Não foi o único episódio triste verificado nos últimos tempos na Madeira, o acidente de parapente, na Madalena do Mar, também deixou a comunidade de rastos com duas vítimas mortais. Também na derrocada, na Vitória, com um morto. É o teste à nossa sobrevivência, entre a vida e a morte, um avassalador arraso nas famílias, nos pais, nos irmãos, nos amigos.

E foi de uma amiga da Mariana, Vânia Costa, companheira de uma vida universitária sobre a qual foi construída uma amizade do tamanho das grandes amizades, que veio, das palavras que deram sentido a um escrito, um outro "abalo" difícil de conter de tanta força trouxe no discorrer do teclado, nos sentimentos, que devem chegar o mais longe possível para que todos saibam que a juventude, a amizade, os valores e os sentimentos, afinal, ainda são de uma importância inesgotável e que irá perdurar no tempo do que é verdadeiro e imortal.

Pela força, precisamente pela força, aqui reproduzimos um depoimento arrepiante da Vânia Costa, no Facebook, sobre a Mariana, a amiga de todos os momentos, que perdeu a vida, precocemente, por um terrível acidente de viação. Este depoimento deve ser a luz que cai do alto, da escuridão da perda:


"Não, não consigo acreditar nem aceitar! A minha Mariana partiu tão injustamente 🖤

Esta menina era tão tímida que ao chegar a Bragança sentiu-se obrigada a dar-me conversa para começar a fazer novas amizades, vocês não sabem mas ela era a minha madeirense.

Esta madeirense era um osso duro de roer, não dava conversa nem conseguia ser amiga de qualquer pessoa e eu que lutei tanto para conseguir conquistar o coração dela!

Era uma companheira de todas as horas, como era de longe e não tinha a possibilidade de estar com a família eu trouxe-a ao pé da minha sempre que pude para ela se sentir sempre em casa, no início custou-lhe, mas chegou a um ponto que até ela já só se sentia bem aqui, até ao voltar para a sua ilha 🖤

Escolheu-me para acompanhar a sua vida académica, escolheu-me para sua madrinha e eu que já tinha tanto orgulho nela senti-me ainda mais completa com este seu desejo.

Era cheia de sonhos, de medos, alegria, tinha também muitos ataques de ansiedade que tentava esconder de mim, mas na última vez deixou-me fazer parte e chorou no meu ombro!

Esta menina aquecia-me o coração todos os dias com o seu jeito de ser, era a única capaz de aturar o meu mau feitio todos os dias e que mesmo assim nunca desistiu de mim. Foi este meu ser incrível que me acompanhou sempre na noite e me fez ser louca o suficiente para correr as queimas quase todas, alinhavamos em tudo o que uma e a outra queriam, mesmo que achassemos impossível. Quem me vai fazer companhia em tudo e todos os dias agora que me deixaste?

Para o ano vou ao concerto dos dzrt por ti, vou dedicar-te cada música cantada por eles pois só compramos os bilhetes porque era um sonho teu de criança. E assim serás sempre, a minha criança.

Sei que não gostavas de te dar a conhecer mas não quero que partas sem toda a gente saber a menina incrível que tu és!

Ontem partiste e eu hoje ainda não consigo, nem quero acreditar que seja verdade! Vais-me fazer tanta falta meu amor 🖤

Cuida de nós aí de cima, olha pela tua família que estão a sofrer agora mais que nunca, não nos deixes baixar os braços quando este pó todo acentar.

A madrinha vai amar-te e orgulhar-te todos os dias, prometo 🖤

Para sempre, a minha Mariana 👭🖤

9.544 visualizações

Comments


bottom of page