top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

O realizador que tira imperiais...



...Enquanto vai pensando na sua nova realização: um filme sobre a tradição dos 'Fachos' em Machico.




João Brás foi um 'nome importante' do futebol de Machico, jogador afamado do antigo Sporting de Machico, depois também treinador, inclusive da Associação Desportiva de Machico. 

João Brás, realizador de cinema, é, já, uma referência com os seus trabalhos a serem reconhecidos em festivais nacionais e internacionais, com os seus filmes ‘Veranico’ e ‘Cacos’ a merecerem o prémio de Best Director no Islands International Short Film Fest e no Audience Awards.

João Brás avô de/neto de João Brás. O avô já falecido, o neto, de 23 anos, já se viu que está mais vocacionado para outras artes que não as futebolísticas. Mesmo contando na família com o tio Rui Duarte que chegou a ser profissional na I Divisão (ao serviço do CD Nacional) ou o outro tio Paulo e o pai Nelson (com algum relevo na AD Machico).

João Brás, ambos naturais de Machico, ambos - quem conheceu os dois pode garanti-lo - com caraterísticas comuns: fáceis no trato, bons naquilo que fazem, empreendedores...

Acresce que 'João neto', apesar do reconhecimento alargado que a sua arte já recolhe, não se coíbe de 'mostrar serviço' no estabelecimento da família, por estes dias integrado na Semana Gastronónima de Machico - Esplanada dos Milagres... já agora, se for a tempo, experimente a ventrecha de atum. E ei-lo, ao lado do pai, a 'tirar imperiais', servir à mesa... Enquanto vai pensando na sua nova realização: um filme sobre a tradição dos 'Fachos' em Machico! 

Muito bem!

52 visualizações

Comments


bottom of page