top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Porto Santo assinalou o 26º aniversário de cidade mas historiador diz ser ignorância


Nelson Veríssimo diz que a Autarquia não respeita a História e fala maa "asneiras do costume".




O Porto Santo assinalou a 7 de agosto o seu 26º aniversário da elevação a cidade, um momento que decorreu na Câmara Municipal marcando uma data que não é de todo consensual em termos históricos a avaliar pela argumentação desenvolvida pelo historiador madeirense Nelson Veríssimo, que na sua página do Facebook vem insistindo, há anos, naquilo que entende ser uma reposição histórica da verdade.

Ainda recentemente, o historiador expôs a situação através de um escrito onde

faz alusão ao que classifica como "asneiras do costume sobre a História do Porto Santo", lamentando que "a Câmara Municipal do Porto Santo gaste o dinheiro dos porto-santenses para promover a sua ignorância no domínio da História, designadamente sobre o “descobrimento” da ilha, a fundação do concelho e os ataques de piratas e corsários", remetendo para vários artigos na comunicação social.

Quanto às comemorações tal como estão neste momento, as mesmas contaram com a presença do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, que com o presidente da Câmara, Nuno Batista, entregaram os Prémios de Mérito Escolar aos alunos com os melhores resultados, no ano letivo 2021/2022, dos estabelecimentos de ensino locais.

Ana Castro Neves, médica especialista em Imunoalergologia, foi a oradora da Sessão Comemorativa do Dia da Cidade. Uma jovem porto-santense que, após o término do ensino secundário, seguiu “viagem” para continuar a alcançar as suas metas profissionais, primeiro com uma passagem pelo curso de enfermagem e hoje com um mestrado integrado em Medicina, pela Universidade de Medicina de Coimbra, refere uma publicação da Autarquia.

As comemorações prolongaram-se até às 21:30, sendo o Largo das Palmeiras o palco de dois concertos, primeiro do grupo de música local Os Aosesses e depois do artista Miguel Pires com o espetáculo Big Band - Tributo a Elton John.

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page