top of page

Preço do peixe valorizou em primeira venda por comparação com 2021

Foto do escritor: Henrique Correia
Henrique Correia
11 de mai. de 2022
2 min de leitura

Teófilo Cunha: "Os números são um claro indicador de que os pescadores têm os seus rendimentos assegurados”.




O valor do pescado descarregado nas lotas da Região, entre 1 de Janeiro e 30 de Abril de 2021, quando comparado com igual período de tempo em 2022, revela uma valorização do preço na primeira venda na ordem dos 23,20%, de acordo com os dados recolhidos pela Secretaria Regional de Mar e Pescas e divulgados esta quarta-feira.

Desde que a atividade piscatória retomou alguma da normalidade após os dois anos de crise pandémica acentuada, "esta é a primeira vez em que o volume total de pesca descarregado durante os dois períodos em análise, Janeiro a Abril de 2021 e Janeiro a Abril de 2022, regista um aumento de 10,18%, mas o valor comercial do mesmo pescado foi de 23,20%.

Entre as espécies que registam um acréscimo médio significativo, em termos de valor comercial, está o atum patudo. Na realidade, entre Janeiro e Abril de 2021 foram descarregadas um pouco mais de 507 toneladas de atum patudo, que renderam 1 645 605 euros. No mesmo período homólogo, em 2022, as embarcações deixaram nas lotas pouco mais de 513 toneladas, o que revela um aumento de 1,18%. Apesar do total do pescado descarregado representar apenas mais 1%, o valor comercial desse aumento disparou para os 22,08% representando uma faturação de 2 008 939 euros.

Numa análise a estes resultados elaborados pela Direção Regional de Pescas, através da direção dos serviços de Lotas e Entrepostos, o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, começa por dizer que “os números são um claro indicador de que os pescadores têm os seus rendimentos assegurados”, lembrando que “é para esse objetivo que o Governo trabalha todos os dias”.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
white.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page