O projeto tem por objetivo avaliar, através de sensoriamento o comportamento da bananeira em todo o seu ciclo de produção.
O secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, vai participar amanhã, dia 30 de março, num seminário sobre o Projeto BASE – Banana Sensing, que irá decorrer no Centro da Banana da Madeira (BAM), no Lugar de Baixo.
"O projeto BASE surgiu pela necessidade de combater alguma da sazonalidade presente no cultivo da banana e que, consequentemente, origina alguma imprevisibilidade no abastecimento dos mercados que consomem esta fruta e uma quebra na valorização comercial da mesma.
O projeto tem por objetivo avaliar, através de sensoriamento o comportamento da bananeira em todo o seu ciclo de produção, indo ao encontro dos principais objetivos da Empresa de Gestão do Sector da Banana (GESBA), criada em setembro de 2008, em desenvolver a melhoria da qualidade e o aumento da notoriedade e valorização do produto Banana da Madeira", explica uma nota da srcretaria.
De forma sucinta, o projeto assenta em três grandes objetivos:
1 – Georreferenciar todas as parcelas de terreno existente na Região, capazes de serem utilizadas no cultivo da banana.
2 – Analisar, de forma exaustiva, todo o ciclo produtivo da banana, recorrendo à colocação de sensores e estudo agronómicos piloto, que permitirão recolher e validar informação, que será transmitida para uma plataforma centralizada de dados, posteriormente analisados e utilizados no acompanhamento e otimização da produção e monitorização da qualidade.
3 – Criar um sistema de transporte de cachos de banana, desde a bananeiras até ao centro de recolha, que permita suprir condicionalismos que se verificam hoje em dia, como sejam a falta de mão de obra disponível, condições climatéricas adversas e orografia dos terrenos que dificultam o transporte.
Comments