top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

PS-M critica Governo de festas da cereja sem cereja, da cebola sem cebola...



Sérgio Gonçalves diz que o Governo não faz o trabalho que se exige.




O presidente do PS-Madeira defendeu, hoje, a necessidade de implementar soluções urgentes que permitam travar o declínio da produção de cereja na Região.

Sérgio Gonçalves, que esta manhã visitou a Festa da Cereja, no Jardim da Serra, apontou que, este ano, a produção deste fruto voltou a registar uma quebra e aproveitou para criticar a inércia do Governo Regional para combater, atempada e eficazmente esta situação que já vem sendo recorrente.

O líder socialista disse que o Executivo não faz o trabalho que se exige para responder às ameaças e desafios que se colocam à cultura de cerejeira, da qual depende o rendimento de muitas famílias. “É cada vez mais frequente fazer-se festa da cereja sem cereja, tal como tem acontecido fazer-se festa da castanha sem castanha ou festa da cebola sem cebola, porque o Governo Regional só trabalha para as festas, onde gasta praticamente todo o dinheiro do Orçamento Regional destinado à valorização da produção regional”, censurou.

Sérgio Gonçalves referiu-se à quebra drástica da área de cerejeiras, que passou para 31 hectares (menos de metade da anteriormente registada), apontando como causas desta realidade as alterações climáticas, com períodos de seca ou precipitação intensa fora de época, mas também as pragas, doenças, a fraca valorização da produção regional e a idade avançada dos agricultores.

2 visualizações

Comentários


bottom of page