O PSD pode contar com a Iniciativa Liberal e a Iniciativa Liberal pode contar com o PSD. Assim tenham os votos suficientes a 30 de janeiro.
Foi um debate ideológico animado aquele transmitido pela SIC entre Rui Rio, líder do PSD, e João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal. Com um final curioso de "juras" de entendimento e Cotrim a disponibilizar o que em sua opinião falta a Rio, uma versão energética para a mensagem política resultar. Um pouco dar pressa à calma de Rio para as mudanças necessárias no País com "muito PS". Rui Rio pode contar com a Iniciativa Liberal e a Iniciativa Liberal pode contar com o PSD. Assim tenham os votos suficientes a 30 de janeiro.
Ambos defendem menos Estado, mas Rui Rio vai mais devagar em relação à TAP, à RTP e à Caixa Geral de Depósitos, empresas que Cotrim colocava no mercado e que Rio quer manter na esfera pública desde que as orientações de gestão sejam equilibradas.
A liberdade de escolha dos portugueses, na saúde e na educação, pelo provado ou pelo público, sem regras de colocação nas escolas por área de residência, é uma defesa da Iniciativa Liberal, ao mesmo tempo que Rui Rio vai mais pela garantia pública de um bom serviço e não a delapidação do serviço público à custa das opções livres no privado.
O IRS é para baixar mas a fórmula continua progressiva, para o PSD, que assim considera um processo mais justo. Cotrim demonstrou que a taxa única de 15% também é progressiva na forma de aplicação, respondendo a Rio que acusou a IL de criar uma injustiça com essa solução.
João Cotrim de Figueiredo mostrou-se conhecedor dos temas e conseguiu contribuir, talvez, para um dos debates mais esclarecedores deste formato não muito favorável ao esclarecimento.
Comments