República lança concurso para o ferry mas só para estudar
- Henrique Correia
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Elvio Sousa reage e diz que "a promessa era lançar concurso público para o ferry em 2025 e não para lançar um estudo. O Governo da República não cumpre a promessa e está a enganar os madeirenses".

Élvio Sousa reage a esta notícia do Diário: o Governo não cumpre. Era o concurso do ferry e não o concurso de um estudo.
Uma notícia do Diário dá conta que o Governo da República lançou um concurso público, de 220 mil euros, para um estudo sobre a viabilidade da operação ferry de passageiros entre a Madeira e o Continente. O objetivo é avaliar procura, estimar custos e apresentar modelos. O relatório terá de ser entregue 50 dias após a adjudicação.
Quem já resgiu foi Élvio Sousa, do JPP, um partido que tem desencadeado ações visando pressionar no sentido de haver operação ferry o mais cedo possível com o compromisso do Estado relativamente à continuidade territorial. Há pouco, no Facebook, Élvio Sousa escreveu que "a promessa era lançar concurso público para o ferry em 2025 e não para lançar um estudo. O Governo da República não cumpre a promessa e está a enganar os madeirenses.
Lembra Élvio Sousa que "o artigo 154 do ORÇAMENTO de ESTADO (Lei n.º 45-A/2024 ) REFERE que durante o ano de 2025 o Governo da República lançaria o concurso publico internacional. Nada de estudos!
"Artigo 154.º- orçamento de Estado
Financiamento do transporte marítimo regular de passageiros entre a ilha da Madeira e o continente
"Durante o ano de 2025, o Governo toma as diligências necessárias para o lançamento de um concurso público internacional com vista à criação de uma linha marítima regular de transporte de passageiros e carga rodada de navio ferry entre a Região Autónoma da Madeira e o continente, determinando as respetivas indemnizações compensatórias e todas as condições operacionais e logísticas para a viabilidade desta ligação marítima com os portos em território continental.”
- Depois de um requerimento do deputado Filipe Sousa, de 2 outubro a pedir explicações sobre o cumprimento do artigo do Orçamento e sobre lançamento do Concurso do FERRY é que o Governo da Republica age por reação, e faz publicar o procedimento a 17 de outubro.
E assim se vai embrulhando as aspirações dos cidadãos da Madeira e do Porto Santo.
Comentários