"O despovoamento e o envelhecimento da população, verificados nestas paragens, carecem de um olhar atento por parte dos decisores políticos".
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu, hoje, na sessão solene comemorativa do aniversário do concelho do Porto Moniz, que o Norte da ilha precisa de ser olhado de forma diferente, face aos desafios e problema que enfrenta, “para os quais temos de encontrar respostas e soluções.
José Manuel Rodrigues faz o alerta mas a solução ou parte dela foi dada pela Assembleia: lembrou que, esta semana, foi dado “um passo importante” após a Assembleia Legislativa, por proposta do Governo Regional, ter aprovado uma alteração ao Orçamento que reduz para 8.75 a taxa de IRC nos concelhos do Norte e da ilha do Porto Santo, “o que permite aliviar a carga fiscal sobre as empresas e atrair novos investimentos a estes concelhos”. “É um passo importante no sentido certo de tratar de forma diferente aquilo que é diferente".
O presidente do Parlamento diz, no entanto, que "é possível ir ainda mais longe, se forem contempladas algumas medidas, que apontou na sua intervenção, designadamente “a majoração dos apoios estatais e europeus aos investimentos privados nestes concelhos, como já hoje acontece nalguns programas comunitários”; “a deslocalização de alguns departamentos governamentais e de empresas públicas para estes municípios, com o objetivo de criar massa crítica e dinamizar economias locais”.
O presidente da Assembleia madeirense defendeu, ainda, que “o Estado, o Governo Regional e os municípios devem elaborar um Programa ambicioso, com um conjunto de apoios aos jovens destes concelhos que emigraram nos últimos anos e que pretendam regressar às suas localidades de origem”. Os fenómenos do despovoamento e do envelhecimento da população, verificados nestas paragens, carecem de um olhar atento por parte dos decisores políticos".
Comentários