top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Santa Cruz aprova mais oito cirurgias e denuncia entraves do Governo no processo



Filipe Sousa denuncia que o Governo "cria dificuldades às pessoas quando estas pedem os relatórios médicos para se candidatarem ao apoio camarário".



Fiipe Sousa diz que "não sabe como há políticos que conseguem dormir sabendo que existem pessoas há mais de 12 anos à espera de uma cirurgia".


A Câmara Municipal de Santa Cruz aprovou hoje o apoio à realização de mais oito cirurgias, num investimento de 23 mil euros. Um apoio que Filipe Sousa diz ser mais uma ajuda social e um imperativo de consciência. A propósito, confessou que "não sabe como há políticos que conseguem dormir sabendo que existem pessoas há mais de 12 anos à espera de uma cirurgia, com o sofrimento e a perda de qualidade de vida que essa falta de resposta acarreta".

O autarca não deixou também de criticar a deputada do PSD e médica Conceição Pereira, que esta semana atacou a medida de apoio às pequenas cirurgias na Assembleia Legislativa da Madeira. “Essa senhora tem a lata de dizer que estes apoios são para amigos do JPP, julgando os outros por aquela que é a prática de amiguismo e compadrio do PSD. Além disso, envergonha a classe que representa e critica uma medida que resolve aquilo que o Governo PSD deveria resolver e não resolve”, refere-se num texto do gabinete de comunicação da Autarquia.

Filipe Sousa lembrou as muitas falhas do sistema regional de saúde, que tarda em dar resposta às pessoas Por esta razão, disse que vai convidar a médica e deputada Conceição Pereira para estar presente na assinatura destes apoios na próxima semana, para aí “olhar as pessoas nos olhos e perceber as dificuldades pelas quais estas pessoas passam.” Além disso, ainda referiu que o Governo Regional além de criticar a medida, de não resolver aquela que é uma competência sua, ainda cria dificuldades às pessoas quando estas pedem os relatórios médicos para se candidatarem ao apoio camarário.

Brício Araújo, da Coligação Cumprir Santa Cruz, disse não perceber porque são apoiadas pessoas que estão na lista de espera para consultas e não para cirurgias, e exortou a autarquia a informar sobre os doentes que são operados pela Câmara para assim saírem das listas de espera do SESARAM e darem lugar a outros.

Em resposta, Filipe Sousa disse que as pessoas são mantidas anos na listas das consultas, para não engrossarem as também imensas listas das cirurgias.

Quanto a informar o SESARAM dos que são operados concordou que tal pode ser feito, mas o vereador Jaime Silva também realçou achar graça vindo de um Serviço que não tem o mínimo de controlo das suas listas de espera e “até telefona a quem já morreu para ser operado”.

16 visualizações

Comentarios


bottom of page