top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

SATA e TAP com dinheiros públicos devem falar com agentes da oferta turística das ilhas

O hoteleiro madeirense António Trindade diz que o Turismo tem dado um contributo tão grande para a economia nacional e das Regiões da Madeira e Açores



A Comissão Europeia aprovou o apoio o auxílio do Estado português, de 133 milhões de euros, à transportadora aérea açoriana SATA. Mas ao mesmo tempo, decidiu abrir uma investigação para avaliar o cumprimento das normas comunitárias noutros apoios públicos à companhia.

A ajuda à companhia açoriana "permitirá à empresa cumprir as suas obrigações de serviço público, prestar serviços essenciais e assegurar a conectividade da região ultraperiférica dos Açores". Esta decisão surge depois do Estado ter assumido a maioria do capital da TAP como forma de reestruturar a companhia e prestar o serviço público que, esperemos, sejam cumpridos no futuro, entre eles a melhoria das ligações com as ilhas, não só no número de frequências mas também nos preços.

O administrador hoteleiro madeirense António Trindade, do Grupo Porto Bay, já veio a público reagir a este auxílio e fazendo referência que o mesmo segue na linha de apoios à TAP, procurando comprometer as companhias a uma exigível negociação com os responsáveis pela oferta turística, com destaque para a madeirense e açoriana.

Trindade lembra que um dos argumentos para estas ajudas será certamente a defesa do turismo, pelo que defende uma articulação para que seja encontrada uma colaboração global no sentido de um melhor serviço para as Regiões em matéria de transportes aéreos. "É assim chegada a altura   destas duas companhias encontrarem a disponibilidade de tempo para partilharem com os agentes da oferta turística, com destaque natural para a madeirense e açoriana, as melhores  opções que sirvam , não só os seus objectivos, mas também os de um sector - turismo - que contributo tão grande tem dado para a economia nacional e das Regiões da Madeira e Açores".


30 visualizações
bottom of page