Teófilo Cunha: “Em termos práticos, estamos a capturar menos, mas a vender a melhor preço”.
O secretário regional de Mar e Pescas revelou na Expomadeira 2022 que o setor das pescas valorizou 16,37% nos primeiros seis meses deste ano. Teófilo Cunha comparava os valores do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2021 e fez notar que a valorização do pescado na primeira venda em lota tem ainda mais relevância se considerarmos que “o volume de pesca descarregada foi menor”, refere uma nota do gabinete de comunicação da secretaria.
“Em termos práticos, estamos a capturar menos, mas a vender a melhor preço”, exemplificou. “Como a procura é maior, a cadeia de valorização sobe e esse rendimento é dividido por toda a cadeia: pescadores, armadores e as empresas. Claro que o consumidor paga um pouco mais, mas estamos a falar de produtos de qualidade.”
O governante congratulou a ACIF e os empresários pela dinâmica que empreendem na economia regional, frisou que a pandemia “causou muitos danos”, trouxe novos desafios à vida das pessoas e das empresas, e fez um apelo: “A vida tem de continuar, temos de olhar em frente e cuidar da economia e da saúde.”
Comments