Surto de sarna no Atalaia isola nove pessoas
- Henrique Correia

- há 3 minutos
- 1 min de leitura
A transmissão ocorre por contato direto de pele com pele (prolongado) ou pelo uso partilhado de roupas, toalhas e lençóis de alguém infetado.

Uma notícia da RTP Madeira deu conta, ontem, da ocorrência de um foco de escabiose, vulgarmente conhecida por sarna, na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração do Atalaia Living Care. Nove pessoas estão isoladas.
A situação está a ser acompanhada pela direção daquela unidade e "os colaboradores foram informados de todos os cuidados e procedimentos recomendados, no âmbito das medidas de contingência", refere a informação.
Foi ativado o plano de contingência para o controlo de doenças infecto contagiosas, nomeadamente aplicando medidas de identificação e diagnóstico precoce, isolamento, prestação de cuidados aos utentes infetado, prevenção da transmissão e tratamento, acescenta a notícia da RTP-M.
A sarna humana é uma infestação contagiosa da pele provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Caracteriza-se por comichão intensa, especialmente noturna, e erupções cutâneas, frequentemente entre os dedos, punhos, axilas e genitais. Transmitida por contacto direto prolongado ou roupas contaminadas, exige tratamento simultâneo de todos os contactos próximos.
A transmissão ocorre por contato direto de pele com pele (prolongado) ou pelo uso partilhado de roupas, toalhas e lençóis de alguém infetado.




Comentários