top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Suspensa a greve dos enfermeiros prevista para 29 e 30 de maio



Entendimento entre Sindicato e Governo no pagamento do suplemento Covid, na atribuição de pontos e no enquadramento e progressão dos enfermeiros especialistas.




O responsável pelo Sindicato dos Enfermeiros da Madeira anunciou hoje a suspensão da greve inicialmente prevista para 29 e 30 de maio na Região.

Juan Carvalho revela ter sido possível um consenso com a secretaria regional da Saúde no sentido de algumas matérias alvo de negociação, designadamente o suplemento Covid, que deveria ter sido pago em 2021 e que agora foi decidido pagar este ano de 2023.

Relativamente aos pontos a atribuir aos enfermeiros, foi possível um entendimento e uma harmonização na medida do Governo que atribuiu 4 pontos a todos os funcionários do SESARAM. Essa harmonização permite para 19/20 quatro pontos, 21/22 quatro pontos e 23/24 quatro pontos.

Outro ponto resolvido prende-se com a situação dos enfermeiros especialista e gestores, que ficaram numa posição atípica na sua grelha salarial, na transição das carreiras em 2019. O acordo agora alcançado permite que esses profissionais passem para uma posição de identidade na grelha sem gastarem pontos e estes serão utilizados na progressão de carreira com a atualização remuneratória para uma posição superior.

Juan Carvalho adianta que este passo é importante mas as revindicações não ficam por aqui. Seguem-se as lutas por melhores condições de trabalho, a admissão de mais enfermeiros e a abertura de concursos para enfermeiros especialistas e enfermeiros gestores. São matérias alvo de negociação posterior.

2 visualizações

Comments


bottom of page