São Martinho põe em prática a Preparação Individualizada da Medicação

Serviço pioneiro na Região assenta na preparação e organização dos medicamentos, através de um sistema robotizado, num dispositivo de múltiplos compartimentos.

A Junta de Freguesia de São Martinho anunciou que vai realizar um serviço pioneiro na Região, através de uma parceria com a Farmácia da Nazaré, disponibilizando aos seus fregueses um serviço de Preparação Individualizada da Medicação (PIM).
A Preparação Individualizada da Medicação, conforme explica o presidente da Junta, Marco Gonçalves, “consiste na preparação e organização dos medicamentos, através de um sistema robotizado, num dispositivo de múltiplos compartimentos, selado de forma estanque e descartado após a utilização. Contribui para uma redução dos erros de administração da medicação prescrita, devido a confusão, duplicação ou esquecimento e facilita a toma do medicamento certo, na correta e na dose adequada. Este dispositivo é de utilização semanal.”
Destina-se a todos os fregueses, com doenças crónicas, a tomar vários medicamentos de uso continuado, sinalizados pelo médico ou enfermeiro de Unidades de Saúde, públicas ou privadas.
Para o Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, “esta medida pioneira irá permitir uma maior segurança numa área muito importante – a doença crónica -, evitando, assim, a toma excessiva ou o esquecimento da toma da medicação”. Isto permitirá uma menor sobrecarga de consultas, de idas repetidas ao serviço de urgência e consequente reinternamento do paciente.



Comentários